Uso do extintor de incêndio tipo ABC não será mais obrigatório para veículos como carros, caminhonetes, camioneta e triciclos de cabine fechada.
O Contran – Conselho Nacional de Trânsito, em reunião na última quinta-feira (17), determinou que não é mais obrigatório o uso do extintor de incêndio tipo ABC para os seguintes veículos: carros, caminhonetes, camioneta e também para os triciclos de cabine fechada. Os proprietários destes veículos não serão mais multados quando forem flagrados sem o equipamento em seus veículos.
A justificativa para tal decisão é que os carros se modernizaram e oferecem muito mais segurança para os motoristas e demais ocupantes, além do fato de que a grande maioria destes motoristas não possuem o menor preparo para lidar com um incêndio no veículo.
Nos próximos dias a resolução já será publicada e a partir daí já estará valendo para todo o território nacional.
Os veículos eram obrigados a ter o extintor desde 1970 e atualmente a multa é de R$ 127,69 para quem estiver sem o extintor no carro ou estiver com o equipamento vencido, além de ganhar 5 pontos na carteira de habilitação.
Tanto nos Estados Unidos como em boa parte da Europa o uso do extintor não é obrigatório e o Brasil em breve estará seguindo estes países, porém o extintor continuará sendo obrigatório para os caminhões, micro-ônibus, ônibus e também para os veículos que transportam produtos inflamáveis.
A decisão foi anunciada pouco antes de valer o que seria a nova lei para os extintores que deveria ser o tipo ABC para todos os veículos e com isso, muitos foram os proprietários que trocaram o antigo extintor pelo padrão indicado, pois a partir de 1º de outubro a fiscalização iria multar quem não estivesse usando o extintor tipo ABC, mas agora, deixando de ser obrigatório, as pessoas poderão escolher se desejam ou não ter o extintor presente em seu veículo.
A princípio, o Contran optou pelo extintor tipo ABC porque ele consegue combater o fogo em vários materiais, sendo mais eficaz que o tipo AB.
Depois de vários estudos, o Contran se deu por convencido que as pessoas não estão preparadas para combater incêndios em automóveis e decidiu então pela não obrigatoriedade no uso deste equipamento.
Por Russel
Foto: Divulgação
Já era tempo de acabar com isso
No desespero é que sentiremos a falta dele, em ver seu veículo sendo consumido pelas chamas .