Data da obrigatoriedade do uso do extintor ABC foi adiada





Uso dos extintores ABC nos veículos foi adiado até o dia 1º de julho de 2015

A polêmica da obrigatoriedade dos extintores ABC segue acesa no seio dos motoristas, isso porque, o equipamento continua escasso no mercado brasileiro.

O fato acabou levando o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a atender ao pedido do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab e, assim, a data em que será obrigatório o uso deste nos veículos que circulam no território nacional foi adiada por mais 90 dias. Ou seja, a nova data estipulada para início das fiscalizações agora é 1º de julho de 2015.




A decisão foi tomada durante uma reunião do Contran na última quarta-feira, 25, e já foi publicada no Diário Oficial da União.

Conforme divulgado quando a polêmica da escassez surgiu, o extintor ABC é mais completo que o BC, tendo, portanto, maior eficiência no combate a incêndios em materiais como tecidos e madeira, que são comuns no interior dos veículos. Ele apaga todos os tipos de incêndios em carros e é capaz de apagar chamas de até 2 metros em sólidos e 4 metros em líquidos inflamáveis. A duração é de cinco anos, o que traz mais comodidade ao consumidor.


Assim que o uso passar a ser obrigatório, os motoristas que não tiverem o extintor ABC em seus veículos, serão punidos com uma multa de R$127,69, retenção do veículo até o problema ser solucionado, além de perderem cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, que é considerado uma infração grave. Vale lembrar, ainda, que assim que a medida tornar-se obrigatória, o uso do extintor antigo também será passível de multa.

O prazo original para obtenção do extintor ABC era 1º de janeiro de 2015 e, isso provocou uma grande corrida por parte dos motoristas que não tinham o equipamento. Desde dezembro os consumidores reclamam da falta do produto nas lojas e, quando encontram, este possui preços exorbitantes. O preço médio do extintor é de R$ 110,00 e a situação ainda não foi normalizada.

Por Andréa Corneli Ortis

Extintor

Foto: Divulgação



1 comentário em “Data da obrigatoriedade do uso do extintor ABC foi adiada

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *