Limitador de velocidade inteligente foi lançado pela Ford





Nova ferramenta de segurança faz a leitura da sinalização fazendo com que a velocidade do carro fique de acordo com a estabelecida pela via

O surgimento de novas tecnologias automobilísticas está proporcionando inovações surpreendentes em segurança.

A cada  dia ou a cada lançamento de um novo carro, seus acessórios vêm surpreendendo o público, gerando uma confiabilidade ainda maior na compra de  um carro moderno que oferece mais segurança.




Uma tecnologia chamada “Cruise Control”, que  reduz a  velocidade ou controla  a velocidade do automóvel de acordo com o trânsito.

É isso que a montadora Ford apresentou na segunda-feira, 23 de março, na Alemanha, um limitador de velocidade inteligente que reconhece placas de  trânsito e  identifica a velocidade máxima da pista.


O sistema é equipado com uma câmera na dianteira do veículo, responsável pela leitura da sinalização, assim fazendo com que o a velocidade do carro seja de acordo com a estabelecida pela via.

Essa  redução ou desaceleração ocorre  com a  diminuição da alimentação  do  combustível, os  freios não são acionados, o que  garante  a  suavização da  redução. Se o trecho  for em  descida, um alarme é disparado.

O sistema limitador inteligente de velocidade terá sua estreia no novo S-MAX europeu, que  também oferece outras tecnologias avançadas.

Outras características adaptativas do novo sistema é a reprogramação que acontece automaticamente, isto é, se o veículo entra em uma via cujo limite é menor do que aquela que ele estavam, procede-se com a  redução. E se ele entrar em uma via cujo limite é maior do que ele estava é também estipulado o aumento (neste  caso a  aceleração é feita pelo próprio motorista).

O sistema de  navegação GPS também é integrado ao novo equipamento, em vias onde são mapeadas as  velocidades máximas o veículo automaticamente ajusta os parâmetros do limitador de  velocidade.

Caso o motorista deseja desativar momentaneamente o sistema, basta pisar firmemente no acelerador. O dispositivo também se comunica com o controle eletrônico de aceleração (cruise control) e ajusta os  valores programados dentro dos limites de velocidades reconhecidos.

Esta tecnologia deverá ser empregada em  breve em  outros modelos da  Ford, inclusive podendo chegar ao Brasil em versões mais caras de alguns veículos.

Por André Escobar

Limitador de velocidade da Ford

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *