Pneus vendidos no Brasil deverão ter Etiqueta Informativa

Portaria publicada pelo Inmetro obriga fabricantes e revendedores a colocar etiqueta informativa em pneus vendidos no Brasil.

Através da Portaria 544/12 do Inmetro, os pneus completos comercializados no território brasileiro, a partir de outubro do próximo ano, sendo produzidos no país ou importados, irão precisar ser etiquetados com três especificações de eficácia, sendo de resistência ao rolamento (que interfere na eficácia no consumo de combustível), aderência no molhado e ruído externo. A adoção poderá auxiliar o consumidor a solucionar prováveis questões no momento de escolher o pneu mais apropriado para o veículo.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) possui regulamentação pelo Inmetro, que faz padronização da implementação de etiquetas com a finalidade de oferecer detalhes a respeito da performance dos pneus, tendo como base os atributos, onde pode-se citar eficácia energética, segurança e impacto ambiental, que têm a possibilidade de interferir na opção do consumidor, permitindo possuir determinações de compra mais conscientes.

Entre as três especificações consideradas pelo INMETRO, a Resistência ao Rolamento possui como base a eficácia energética e o consumo de combustível de automóveis. Isto significa que quanto menor for o consumo, menor será a influência no meio ambiente, pois haverá uma diminuição na emissão de CO2. A aderência ao piso molhado, por sua vez, aponta a performance de segurança de um pneu e oferece detalhes sobre a aderência em pisos molhados. O Ruído Externo, avaliado em decibéis, possui detalhes significativos a respeito do nível de influência no ambiente.



A etiqueta será adota nos pneus completos de construção radial para veículos, utilitários esportivos, picapes, vans e caminhonetas, assim como para caminhões e ônibus para adoção nos serviços Regional, Rodoviário, Regional Severo, Misto e Urbano.

Para as medidas de resistência ao rolamento e aderência no molhado, serão implementadas graduações de A a G, conforme a eficácia nos experimentos para a aferição do barulho, terá três ondas. Uma onda negritada consistirá o menor nível de ruído externo e as três ondas negritadas irão significar a maior medida de ruído externo.

Felipe Couto de Oliveira



Compartilhar:


1 comentário em “Pneus vendidos no Brasil deverão ter Etiqueta Informativa

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *