Vendas no Brasil do Nissan Leaf


  

Carro elétrico da Nissan tem previsão de ser vendido no Brasil em 2019.

Há tempos cientistas buscam formas de solucionar os problemas causados pela poluição do meio ambiente, agravada pela queima de combustível dos meios de transporte. Mais do que solucionar os problemas existentes, estudiosos trabalham em projetos que visam a redução do impacto e/ou a substituição das formas de geração de energia nos automóveis atuais.

Infelizmente, métodos sustentáveis de produção de energia não surgem da noite para o dia. Paralelo a isso, as pesquisas esbarram em questões burocráticas, políticas e econômicas.

No entanto, tudo indica que em breve teremos mais opções de veículos de passeio movidos à energia elétrica no Brasil. O único modelo comercializado atualmente é o BMW i3 e é vendido a 146 mil reais.

Apesar de a notícia ser uma novidade para a categoria de carros populares no Brasil, alguns ônibus já fazem uso da tecnologia. A primeira geração do Nissan Leaf já havia circulado em nosso país, mas a versão foi testada por taxistas somente.

O anúncio foi feito pelo presidente da montadora, Marcos Silva, ao site de notícias G1 durante o Salão Tokio. Nos resta torcer para que os veículos tenham um bom funcionamento e que a novidade viralize entre os condutores. O meio ambiente agradece!

Carro elétrico Nissan Leaf

A expectativa é de que o Nissan Leaf chegue ao Brasil em 2019, mas a data exata do lançamento ainda não foi divulgada. No entanto, já sabemos que o carro chegará trazendo muitas novidades interessantes.

Uma delas é o e-pedal. Esse módulo comporta freio e acelerador em um mesmo pedal, funcionando da seguinte forma: Quando o condutor retira o pé do acelerador, o inversor cria um campo de força, reduzindo a velocidade do veículo, sem a necessidade de um segundo pedal para a função do freio.

O carro de tecnologia japonesa ainda conta com piloto automático adaptável, é capaz de frear automaticamente em casos emergenciais e pode estacionar automaticamente, tanto de frente quanto de ré.

Preço do Nissan Leaf




Existem muitas especulações a respeito do preço de comercialização do Nissan Leaf no Brasil. O que se sabe é que o carro é vendido por valores que partem de 30.990 euros na Europa. Em reais, esse valor chega a algo em torno de 115 mil, mas o preço de comercialização no Brasil pode ultrapassar 120 mil reais.

Se o objetivo é concorrer com o modelo da fabricante alemã, o valor do Nissan é bem mais atrativo. Em termos de diferenças entre um e outro, teremos de aguardar a chegada do modelo japonês ao Brasil e esperar as avaliações dos motoristas e críticos do assunto.

Desempenho

A velocidade do Nissan Leaf pode chegar a 140 km/h e pode ser adquirido em três versões (S, SL e SV). Há duas opções de bateria, uma de 40 kWh e outra de 60 kWh, que rodam 240km e 320 km respectivamente.

Considerações finais

Ainda há muita coisa para acontecer até 2019 e muitos desafios envolvendo a sustentabilidade do planeta. Pelo que analisamos, meios de locomoção menos poluentes estão longe do alcance da maioria. Porém, a concorrência entre produtos costuma fazer com que os preços caiam.

Além disso, nada impede que carros como esses sejam fabricados em território nacional. Apesar de ser uma realidade um pouco distante, não é algo impossível de acontecer. O fato é que a emissão de gases poluentes precisa ser estacionada imediatamente. Esperamos que em um futuro próximo, todos os elementos agressivos à natureza sejam substituídos.

Contudo, a tecnologia não pode contemplar somente as classes mais abastadas. A maioria dos veículos que circulam pelas estradas do país pertence a condutores de classe média. Custando praticamente o dobro do valor de um carro popular, esses condutores não poderão pagar pela sustentabilidade.

Por Nanny Cunha

Nissan Leaf 2018






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *