Toyota Yaris – Lançamento e Vendas no Brasil


  

Modelo poderá ser lançado no Brasil e será um intermediário, entre o Etios e o Corolla.

Quando se trata de veículos e de grandes marcas, no mercado de populares, entre os carros mais vendidos estão os da Toyota.

O novo modelo, o Yaris, cujo lançamento foi prometido há algum tempo, poderá estrear em 2017 pelas ruas da Argentina. Dado isso, as chances de seu lançamento no território brasileiro aumentam. Entretanto, esse novo veículo pode ser considerado uma criação intermediária entre os modelos Etios e Corolla, entendida essa situação como um verdadeiro espaço em branco, fruto de segredos da grande montadora japonesa.

Dada a experiência nada satisfatória da presença do modelo Etios no mercado nacional, não se pode afirmar que um novo lançamento, seguindo os mesmos padrões, será mais estimado pelo consumidor. Entretanto, esse carro conquistou muito espaço entre os mercados asiáticos, mercados europeus e chegou a ser bem recebido nos EUA. Mas, os interessados poderão verificar quais as probabilidades de bom desempenho a respeito do Yaris 2018, e como será realizado o seu lançamento no mercado de automóveis no Brasil.

Assim que o modelo Etios foi lançado em solo brasileiro, a situação ficou muito clara para os especialistas, que perceberam nisso pretensões recônditas da Toyota Brasil, a qual certamente estava disposta a desenvolver um leque maior de possibilidades, para o estabelecimento concreto de providências na elaboração de novos modelos em toda a série, que abarcava desde o Hatch até o recente Corolla.

Portanto, existe muita chance do modelo Yaris ser comercializado no mercado automobilístico brasileiro. Esta convicção é amparada por um fato marcante e curioso, que foi a confirmação de um possível modelo oculto circulando pelos arredores de Campinas, no Estado de São Paulo, o que se constitui em sinal positivo de futuras estreias. Em geral, um fato como este é considerado o prelúdio de algum futuro anúncio oficial de novo modelo de carro, sendo um procedimento comumente realizado pela indústria automobilística.

Entretanto, muitos especialistas consideram que já existia a intenção de lançamento do modelo Yaris no mercado brasileiro, quando o Etios foi estreado em território nacional. Uma série de barreiras financeiras atrasou o projeto. Mesmo assim, a Toyota já soltou um anúncio, no último dia 25 de setembro, que sua indústria de motores, cuja sede está situada em Porto Feliz, no interior de São Paulo, tem à sua disposição um investimento em grande massa, no valor de R$ 1 bilhão, destinado à unidade situada em Sorocaba, que está voltada para a produção e montagem de um novo modelo de automóvel no Brasil. A estreia do Yaris, certamente, deverá ocupar uma posição acima do Etios e uma posição abaixo do famoso Corolla em termos de preços e aparelhagem, tecnologia, entre outros atributos.




Este novo modelo foi desenvolvido em uma plataforma oriunda da que foi estabelecida para a criação do Etios, sendo que a elaboração, fabricação e lançamento do modelo Yaris está previsto para o segundo semestre do ano de 2018. Esse novo veículo não segue os mesmos padrões de design, estrutura ou arquitetura do modelo Etios, já que a Yaris é mais ampla, espaçosa, incluindo novas tecnologias de propulsão, como nos carros híbridos e elétricos, conforme declaração do presidente da corporação Toyota que representa as montadoras da América Latina e Caribe.

Entretanto, em outras nações, como no México, por exemplo, o Yaris é comercializado nos mercados mais populares e emergentes, sendo fabricado em outras versões, como Hatch e Sedan, esta última conhecida como Yaris Activ, embora os fabricantes da Toyota brasileira não possam comprovar se estas duas opções de veículos estarão no rol de lançamentos no Brasil. Assim, a notícia sobre o novo modelo se dá quase um ano após a contribuição financeira da Toyota, cujo valor está na escala de R$ 600 milhões em investimento, destinado à sede da companhia de motores que fica em Porto Feliz, no sentido de promover uma ampliação de seu potencial produtivo, hoje na escala de 108 mil veículos para a de 174 mil veículos a cada ano, a partir de 2019.

Por Paulo Henrique dos Santos

Toyota Yaris 2018

Toyota Yaris 2018

Fotos: Divulgação






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *