Hyundai i30 – Especificações, Versões

O i30 está disponível em três versões que são chamadas pela montadora de ?Versão de Entrada?, ?GLS? e ?Série Limitada?.

O Hyundai i30 é um caso de sucesso no segmento de Hatches Médios desde sua primeira aparição em terras brasileiras em 2009. Fabricado na Coreia ele surpreendeu com suas rodas 17 polegadas, mantidas até hoje, porém com design remodelado. Apesar das rodas consideradas “grandes” para um Hatch Médio (seus concorrentes na época estavam calçados em rodas 15 ou 16) ele mantinha uma ótima combinação entre conforto e condução firme. Tais características existem até hoje e colaboraram para que o carro caísse no gosto do público no Brasil desde sua estreia.

Hoje o New i30 está disponível em três versões que são chamadas pela montadora de “Versão de Entrada”, “GLS” e “Série Limitada”. Apesar de ser um carro de ótima dirigibilidade, equipado com bom pacote tecnológico e o design inconfundível da Hyundai, o New i30 só causa certo estranhamento na hora de abastecer o tanque de combustível: somente gasolina. Nada de flex fuel.

A fabricante não explica o motivo de tal decisão em um mercado “dominado” pelos bi-combustíveis (etanol e gasolina), mas por outro lado é preciso lembrar que o motor que equipa do New i30, o “Nu 1.8 MPI DOHC” tem 16 válvulas e entrega 150cv de potência a 6.500 rpm. Este desempenho vem de um propulsor com duplo comando de válvulas, ambos variáveis (no escape e na admissão), cabeçote de alumínio, coletor de admissão também variável, gerenciamento eletrônico do alternador (que permite ampliar a economia e o desempenho do motor) e acelerador controlado eletronicamente (ETC).

O conjunto mecânico é completado pela transmissão automática Shiftronic de seis velocidades, suspensão independente na dianteira e semi-independente na traseira, freio a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira e sólidos na traseira) equipados com anti-travamento (ABS), e tudo isso calçado nas rodas 17 polegadas com pneus 225/45.

No quesito segurança, todos são protegidos por airbags, mas a versão “Série Limitada” possui sete (dois dianteiros, dois laterais, dois cortina e um para os joelhos do condutor – totalizando nove bolsas de ar para a proteção). O site oficial da distribuição no Brasil (hyundai-motor.com.br/nossos-modelos/carros-de-passeio/i30/) não disponibiliza os valores sugeridos para o veículo, mas em pesquisas na Web é possível notar que os preços variam entre R$ 79.700 e R$ 98.990, certamente partindo das versões de entrada até a “top de linha”.

No New i30 também está disponível para todas as versões a Flex Steer – direção assistida eletricamente, progressiva e variável, que possui três modos de condução – Normal, Comfort, e Sport. A Central de Entretenimento é completa nas duas primeiras versões e tem um “upgrade” na Série Limitada por possuir tela de 7 polegadas com touch screen. O teto solar panorâmico também é de série nas três versões do New i30, já o ar condicionado digital Dual Zone vem apenas no GLS e no Série Limitada. Volante em couro, pedais em alumínio e “piloto automático” estão em todas as versões.

Na Série Limitada do Hyundai New i30 vão itens de conforto tecnológico como sensor de chuva, o controle de tração TCS, painel Supervision em LED TFT, faróis de xênon na dianteira e lanternas traseiras em LED, controle de estabilidade (ESP), sistema de aquecimento e resfriamento dos bancos dianteiros (especialmente interessante para dias muito frios, por exemplo), retrovisor eletrocrômico, freio de mão eletrônico e o que a Hyundai chama de “Smart Entry” que é a possibilidade de acessar o veículo sem a chave.

Vale lembrar ainda que a central multimídia possui leitor de DVD, MP3, Bluetooth, GPS integrado e comandos no volante. Projetado para cinco ocupantes, o New i30 possui um porta-malas de 378 litros de capacidade, nada mal para um hatch. Outro mistério para os interessados em adquirir um New i30 é encontrar no site oficial as opções de cores. Simplesmente não há nenhuma página ou endereço com esta informação. Talvez seja proposital manter certa discrição sobre o carro e atrair os clientes para uma relação mais próxima na hora da escolha. Talvez seja apenas um detalhe considerado menos relevante para a Hyundai e sua representação aqui no País. De qualquer forma, nada disso prejudica as qualidades deste hatch, que já entrou para a história do segmento no Brasil em tão pouco tempo. A quantidade de i30s rodando por nossas ruas está aí para confirmar.

Por Uirã Fernandes

Hyundai i30





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