Ford New Fiesta Sedan 2017 – Especificações, Versões, Preços

O New Fiesta Sedan conta com 4 versões: SEL 1.6, SEL 1.6 AT, Titanium 1.6 AT e Titanium Plus 1.6 AT.

O New Fiesta Sedan 2017, que poderia ser incluído na categoria de “sedan compacto”, não é um carro óbvio de se rotular. Oriundo do seu irmão Hatch, mas com espaço adicional para bagagens (não há informação sobre a capacidade em litros no site oficial da Ford sobre o compartimento) o New Fiesta três volumes tem pacote interessante de itens tecnológicos, mas acaba de encarar um período turbulento por conta do câmbio Powershift, que equipou os veículos da montadora norte-americana até este ano.

Com carros excelentes no portfólio, a Ford acaba de enfrentar um período problemático por conta do Powershift. A transmissão de dupla embreagem apresentou falhas em diferentes veículos a ponto de surgir uma petição pública de proprietários dos veículos equipados com este câmbio, pedindo ressarcimentos da marca por causa dos prejuízos em manutenções, tempo de carros parados em oficinas autorizadas, em resumo: dor de cabeça para todo mundo.

Recentemente, a Ford anunciou a retirada do mercado desta caixa de transmissão e passou a adotar um novo modelo de câmbio automático de 6 marchas, entretanto o site oficial da Ford (www.ford.com.br/carros/new-fiesta-sedan) também não disponibiliza aos seus clientes mais informações sobre este suposto novo câmbio.

E é por isso que New Fiesta Sedan precisa se livrar do passado, se afastar das nuvens escuras do “caso Powershift” e seguir em frente.

São quatro versões e preços sugeridos SEL 1.6 (R$ 66.490), SEL 1.6 AT (R$ 72.290), Titanium 1.6 AT (R$ 78.690), e Titanium Plus 1.6 AT (R$ 80.890) disponíveis em cinco cores: Branco Ártico, Prata Dublin, Preto Astúrias, Vermelho Vermont, e Cinza Moscou.

Apenas a versão de entrada está disponível com câmbio manual. O motor 1.6 é uma evolução do Sigma, considerado um ótimo powertrain pelo setor de reparação automotiva, e pela sigla TiVCT mostra isso. As letras referem-se ao duplo comando de válvulas. Eles são variáveis no controle do tempo de abertura das válvulas o que amplia a elasticidade e comportamento do motor em diferentes rotações, e a consequência desta tecnologia é a tão em voga hoje união entre desempenho e economia.

Nos itens de conforto e segurança o New Fiesta Sedan vem acompanhado (nas versões Titanium) de sete airbags – 2 frontais, 2 laterais, 2 cortina e 1 de joelho. Mas o que realmente chama a atenção é que todas as versões são equipadas com o sistema AdvanceTrac que faz o controle eletrônico de estabilidade e tração, e ainda com assistente de partida em rampas. Igualmente, todas as versões do New Fiesta Sedan possuem sensor de estacionamento com alerta sonoro e alarme com fechamento total que sobe todos os vidros do veículo.

A condução ganha também com a direção elétrica inteligente que se ajusta às variações de velocidade (progressiva, mais firme em altas velocidades e mais macia em baixa) e tem sistema anti-vibrações, que cancela eventuais trepidações que venham dos pneus ou de irregularidades no piso durante a rodagem.

Câmera de ré, computador de bordo com tela de 6,5 polegadas centralizada no painel, sensor de chuva e crepuscular (que acende automaticamente os faróis), retrovisor fotocrômico e controle de velocidade (piloto automático) também são itens que podem ser disponibilizados conforme a versão escolhida.

Com todos estes itens fica claro que o sedan compacto da Ford não faz feio frente a concorrência, até porque a linha Fiesta hoje figura entre os líderes do WRC – World Rally Championship da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Sim, isso mesmo, não é um sedan, mas um primo distante dele é o atual líder do campeonato em uma versão muito especial, o Hatch Fiesta RS. É a prova de que quando quer, a Ford acerta.

Ford New Fiesta Sedan

Motor: 1.6 Sigma TiVCT

Potência: 128cv

Consumo (gasolina): 11,6 km/l (urbano) e 14,2 km/l (rodoviário)

Por Uirã Fernandes

New Fiesta Sedan 2017

New Fiesta Sedan 2017

Fotos: Divulgação





Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *