Carros com Sistema Isofix 2014, 2015, 2016, 2017, 2018


  

Confira aqui os principais modelos de Carros com Sistema Isofix para Cadeirinhas de Criança.

Aprovado pelo Inmetro no mês de outubro de 2014, o Isofix sistema de fixação de cadeirinhas passará a ser obrigatório nos veículos novos projetados a partir de 2018. Ao publicar a elaborada Resolução 518 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), no entanto, os legisladores do Brasil determinaram certas especificidades. A começar pelo fato de dar à empresa fabricante à chance de adotar o padrão Isofix de fato, o qual é utilizado na Europa, ou então o seu correlato, comum nos Estados Unidos, o Latch. A segunda é a exigência de um ponto superior para ancoragem, independente do sistema escolhido. E a última, que foi um erro grande, é considerar fixação obrigatória em somente um assento do carro, isto é, apenas para uma criança. Mas, enfim, como funciona e o que é esse sistemas?

CINTO: Desde o ano de 2010, os DRCs (dispositivos de retenção de crianças, sendo até 1 ano o bebê conforto, de 1 a 4 anos a cadeirinha e de 4 a 7,5 anos o booster ou assento de elevação) são obrigatórios no Brasil. E para tal equipamento ficar firme no banco do veículo é utilizado um mecanismo através do qual o mesmo é preso ao cinto de segurança e assim a criança é presa ao cinto do dispositivo. A operação não pode ter folgas, pelo risco de deslocamento.

ISOFIX: Através da evolução da tecnologia, principalmente na Ásia e Europa Ocidental, as empresas contam com um sistema mais seguro e mais prático para fixar as cadeirinhas e outros dispositivos: como o Isofix. Este sistema trabalha com terminais de engate, os quais são soldados de forma direta à carroceria do veículo. E por meio da base do banco ou então por uma abertura encontrada no estofamento, pode-se acessar estes dois terminais, para fixar as laterais da cadeira e encaixar o DRC. Em certos casos, é visível este encaixe, já em outros, há uma indicação através de uma etiqueta no banco e é necessário colocar a mão entre o encosto e o assento para pegar tais terminais. A cadeirinha conta com duas garras, sendo uma em cada extremidade, as quais encaixam nos terminais de engate.

Veja abaixo quais os principais veículos possuem Isofix ou Latch:




Carros com Isofix

Tabela do Jornal Estado de Minas

Confira agora uma matéria e saiba como instalar a cadeirinha no Isofix:

FILIPE R SILVA






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *