Fiat X6P – Modelo irá substituir a Strada


  

Novo modelo da Fiat deverá ser lançado no mercado apenas em 2018.

No começo do programa do Argo, a montadora italiana Fiat tinha planejado uma linha chamada de X6. Além da versão sedã e do hatch, também haverá uma picape, conhecida pelo projeto de nome X6P, a qual irá substituir a Strada.

No princípio deste projeto, era previsto que fossem lançados três modelos ainda neste ano, entretanto, a FCA achou melhor segurar a picape. De maneira contrária ao Siena, o qual não muda mais, a Fiat Strada ainda irá passar por mais um redesenho antes de ser aposentada, para que tenha o fôlego suficiente para continuar a diante.

As alterações devem realizar uma nova atualização no estilo da picape, provavelmente adotando a identidade nova da marca italiana, a qual já é utilizada pelo Argo e pelo Mobi. Por isso, não ache estranho caso a Strada faça uso de componentes como grade e faróis, por exemplo, com qualquer um destes modelos citados. No entanto, a utilitária terá seus próprios e exclusivos para-choques.

A Strada, que foi lançada em 1998, evoluiu bastante ao longo de todos os seus anos de existência. A última alteração do modelo aconteceu no ano de 2013. A utilitária conseguiu se manter na primeira posição do ranking de vendas no segmento desde o ano 2000. Até o mês de maio, no acumulado, a picape da Fiat contou com participação de 48,5% do mercado, diante de 39,7% da VW Saveiro e 11,8% da Chevrolet Montana.




A tarefa de se manter na ponta não será tão difícil, já que suas rivais ainda são frutos de antigos projetos. Um fato curioso é analisar como esse segmento de picapes pequenas, um setor que é exclusividade do mercado de automóveis brasileiro, tem contado, nos últimos tempos, com tão pouco investimento e isso não se deve pela falta do potencial de número de vendas, visto que a comercialização das mesmas conseguem alcançar volumes bem altos.

Algumas fontes acabaram revelando que o projeto X6P, que irá suceder a Fiat Strada, deve aparecer no mercado apenas depois do fim do ano 2018, sendo lançada como linha 2019.

FILIPE R SILVA






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *