Anular Multa de Trânsito – Como Pedir o Cancelamento da Multa


  

Confira aqui o passo a passo para anular a sua multa de trânsito.

Muitas pessoas não concordam com multas de trânsito que recebem ou nascido em situação financeira positivo para arcar com compromisso de pagamento do valor estipulado pela multa. O que muitas pessoas não sabem é que existem formas de anular uma multa dependendo de sua gravidade.

Multas de leve ou média gravidade, por exemplo, são suscetíveis a anulação. Um exemplo disso são as multas por conta de excesso de velocidade, permitida ou a respeito do rodízio, além de rodar com carro sem portar o respectivo documento do automóvel.

Embora seja altamente possível revogar a multa, existem algumas condições que devem ser atendidas para transformar a autuação em uma advertência. O código de trânsito brasileiro em seu artigo de número 267 prevê a troca da multa por advertência, entretanto, o condutor não pode ter nenhuma outra infração do mesmo gênero registrada no período de 12 meses antes da multa, cujo condutor deseja revogação, ou seja, uma das condições para que você consiga trocar o pagamento de uma multa por uma advertência, é que a infração não tenha repetido nos últimos 12 meses e que a multa seja de média ou leve gravidade.

Essa substituição não acontece automaticamente: o condutor interessado em não pagar a multa e assinar uma advertência no lugar, deve se dirigir ao órgão de trânsito que aplicou a multa. Essa advertência deve ser recorrida no prazo de até 15 dias depois do recebimento da multa, sendo que o requerimento possui um formulário específico que pode ser encontrado no site dos órgãos de trânsito.




O requerimento de substituição de multa por advertência deve ser levado ao órgão de trânsito responsável, juntamente com o histórico do condutor, ou seja, o prontuário que demonstra que nos últimos 12 meses antes do registro da infração, o motorista não cometeu nenhuma infração do gênero da que ele está recorrendo. Esse documento pode ser conseguido através do Detran de seu estado.

Uma vez que todo esse processo é realizado, o condutor apenas deve esperar pela determinação da autoridade de trânsito. No julgamento a primeira coisa ser considerada é a lei.

Carolina B.






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *