Importância de Calibrar os Pneus

  

  

Dicas para calibrar os pneus do seu carro da maneira correta.

Quando o assunto é calibrar os pneus do carro, muitas pessoas têm dúvidas. Mas é mais simples do que muitos imaginam. Encher o pneu para dirigir o veículo com a pressão correta, além de favorecer a segurança e o conforto dos passageiros, permite economia de combustível. Com a calibragem adequada, é possível prolongar a vida útil dos pneus.

Confira aqui dicas de como realizar esse procedimento corretamente.


Se os pneus ficarem murchos e você dirigir por longo período assim, saiba que irá forçar o motor. Desse modo, consome mais combustível.

Quando a calibragem está muito baixa ou muito alta, perde-se estabilidade e tem-se menos aderência ao solo. Assim, o risco de batida durante a frenagem aumenta.

Lembre-se de calibrar os pneus de seu carro regularmente. A recomendação é de fazer uma vez por semana, como os pneus frios. Por isso, é importante abastecer em um local próximo de sua residência, antes de sair para seus compromissos diurnos, por exemplo. Se você anda pouco com o carro, pode fazer a adequação da pressão, no máximo, a cada quinzena.

  

Para saber qual a calibragem adequada para seu carro, você deve observar a indicação no manual de instruções do veículo. Também é possível consultar a informação na tampa do tanque de combustível ou na parte interna da porta. Lá deve constar a regulagem da pressão para os pneus traseiros, que é diferente para os dianteiros. Em caso de utilização do porta-malas, a pressão deve aumentar para não sobrecarregar o veículo.

É importante saber que a pressão também varia conforme o tamanho do aro do pneu.

É possível calibrar em postos de combustíveis, lojas de pneus e em oficinas especializadas. Nesses dois últimos, os aparelhos são mais ajustados e regulados com maior frequência, em comparação aos postos. Além disso, nas oficinas é mais comum encontrar o gás nitrogênio, enquanto que nos postos o ar é comprimido. Mas em qualquer um desses estabelecimentos os profissionais podem dar mais instruções, caso você não saiba utilizar o equipamento.

O nitrogênio mantém a pressão do pneu por mais tempo. Por esse motivo, há menos desgaste. Essa opção é utilizada em carros de corridas. Já o ar comprimido varia conforme a temperatura atingida.

Cuide de seu veículo.

Por Melisse V.

Calibrar pneus

1 comentário em “Importância de Calibrar os Pneus

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *