Lavagem do Carro – Cuidados e Principais Erros


  

Saiba aqui quais são os principais erros cometidos ao lavar o carro.

Evitar algumas práticas, por vezes até comuns, ao lavar o seu carro podem inclusive elevar a vida útil da pintura. Vamos verificar 10 erros a serem evitados ao lavar o carro!

Utilização de detergente

A função dos detergentes de cozinha é, de fato, para utilização na cozinha, pois quando utilizados ao lavar o carro eles possuem compostos que podem agredir a pintura do veículo, desgastando a cera protetora.

Secagem manual

Logo após a lavagem é indicado que a secagem manual seja feita imediatamente, preferencialmente com panos de microfibra. Ao deixar que a secagem seja feita de forma natural as gotas podem marcar a pintura.

Limpeza dos vidros

Os produtos utilizados para limpar vidros, ou melhor, vidraças de residências, não são os ideais para serem utilizados nos vidros dos veículos, pois possuem substâncias capazes de danificar o parabrisa e os demais vidros.

Exposição ao sol

Nunca lave o carro sob sol forte! Os raios solares secarão de forma natural a lataria e irão apressar as manchas que podem ser oriundas deste processo. O melhor horário para lavar o carro é pela manhã, mais cedo, ou à tarde, quando os raios de sol estiverem mais fracos.

Rodas separadas

As rodas geralmente possuem graxa e outras substâncias, principalmente pela proximidade ao solo, assim como resíduos metálicos provenientes dos freios. Portanto, nunca lave as rodas com o mesmo pano, tampouco aproveite a água para as demais partes do carro.

Lavagens automáticas




As lavagens automáticas, em sua grande maioria, possuem as “escovas”, tais ferramentas de lavagem poderão riscar a pintura de seu veículo.

Utilização de esponjas

Nunca é indicada, pois o risco de arranhar a carroceria, bem como vidros do veículo, é grande. O melhor são as luvas próprias para lavagem, as quais são projetadas exatamente para este fim.

Balde

O indicado será sempre a utilização de 2 baldes ao invés de um somente. Sendo que um deles para enxaguar apenas, enquanto o outro pode ser utilizado com água e sabão.

Secagem com toalhas

Secar a lataria com toalhas, tipo de banho, é uma receita certa para arranhar a pintura. Novamente o indicado serão os panos de microfibra.

Iniciar a lavagem

O correto é iniciar o processo de lavagem do veículo pelas rodas. Evitando assim, que os resíduos que ficam presos às rodas possam respingar na lataria depois de limpa.

Por Silvano Andriotti






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *