Como Cancelar a Multa de Trâsito e mudar para Advertência


  

Saiba aqui como fazer para trocar sua multa de trâsito por uma advertência.

Poucas pessoas sabem, mas no caso de multa por infrações leves e médias, como por exemplo conduzir seu veículo sem os devidos documentos, desrespeito ao rodízio ou parar em cima da faixa de pedestres, pode ser trocada por uma advertência, isentando o condutor do pagamento do valor imposto e livrando-o também de levar os devidos pontos na carteira.

O Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, realizou a regulamentação da medida para fins educativos, não penalizando demais condutores que sejam considerados bons. Em alguns casos, existem motoristas que podem até ser penalizados com a perda do desconto no IPVA por um infração leve, então, pensando nisso, o órgão tomou a decisão de usar-se dessa medida.

Essa troca da multa por uma advertência não acontece automaticamente e é claro, tem algumas condições: a troca é válida apenas para multa aplicada dentro do período de 12 meses atrás, sendo que o motorista que solicitar a substituição, precisa ter boa conduta. Portanto, se você já teve a habilitação suspensa, por exemplo, não vai conseguir usar-se do benefício da troca de multa por advertência.

Outro ponto a atentar-se é quem aplicou a multa, pois dependendo de qual órgão te notificou, o procedimento pode se diferenciar. Para saber essa informação, basta que você olhe na carta que recebeu em sua residência, quem fez a emissão de autuação. As opções são: órgãos do governo do estado, federal ou da prefeitura.




Se a multa têm procedência do governo federal, é necessário preencher o formulário de solicitação de advertência, entregando juntamente com os demais documentos exigidos (cópias: cnh, notificação da autuação, rg e histórico de prontuário de condutor) para o trâmite, em uma unidade dos Correios ou da Polícia Rodoviária. No caso da multa ter procedência do governo do estado, o condutor deve procurar o Detran.

Em alguns estados, como em São Paulo, a solicitação pode ser feita através do site do Detran. Basta realizar o cadastro e procurar nos Serviços Online, o item “Solicitar e acompanhar recursos de penalidade”.

Carolina B.






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *