Licenciamento do Carro 2017 – Valor, Vencimento e Como Pagar


  

Confira aqui todas as informações sobre o Licenciamento do Carro 2017.

Todo mundo sabe que o licenciamento anual para quem tem carro ou moto, é obrigatório, mas muita gente tem dúvidas sobre onde e como fazer o pagamento.

Todo proprietário de algum veículo automotor é obrigado a pagar o licenciamento anual e para isso basta se dirigir a qualquer unidade do Detran de seu estado ou até retirar a guia pela internet gratuitamente.

Em algumas cidades, como São Paulo, o motorista tem outra opção como as unidades do Poupatempo, onde o serviço também é feito. Em qualquer caso, o proprietário precisa ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do carro e demais documentos exigidos para se obter o licenciamento, que podem ser verificados no site do Detran de cada estado.

Quem fizer a opção de fazer pelo modo eletrônico, deve fazer todo o processo com, no mínimo, 15 dias de antecedência antes do vencimento, pois o documento será entregue via Correios no endereço informado pelo proprietário.

O valor da taxa de licenciamento varia de acordo com cada estado e para saber o valor correto, basta consultar o site do Detran em que o carro está licenciado. A taxa de licenciamento pode ser paga em qualquer banco credenciado, caixas eletrônicos diversos e basta ter o número do Renavam em mãos. Vale lembrar que é necessário quitar débitos anteriores como IPVA e possíveis multas para que o licenciamento atual seja emitido. Para consultar a situação do veículo basta acessar a página do Detran na internet e emitir as guias em atraso para pagamento.




Os prazos para pagamento variam de acordo com cada estado e com o final da placa do veículo. Para se ter uma informação mais precisa sobre a data de vencimento, a dica é consultar os prazos de pagamento no site do Detran do estado em que o carro está registrado.

Dirigir com o licenciamento vencido é considerado infração gravíssima e gera multa no valor R$ 293,47, além da perda de sete pontos na CNH do proprietário.

Lembrando que o licenciamento pode ser pago em atraso com multas e juros, mas o mais importante é não deixar de quitar a taxa pois se o veículo for abordado por alguma autoridade policial e não for apresentado o documento, a dor de cabeça pode ser grande.

Rodrigo Souza de Jesus






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *