Amortecedores e Suspensão do Carro – Quando fazer a Troca


  

Saiba aqui a hora certa de trocar os amortecedores e a suspensão do carro.

Vamos falar sobre amortecedores e molas?

Quantas são as pessoas que conhecem sua função e estão ao menos preocupadas com os tipos de problemas eles apresentam?

Como atuam…

Os amortecedores trabalham em conjunto com as molas de suspensão. Normalmente estão montados juntos ou bem próximos delas. Como o próprio nome diz, ele tem a função de amortecer, mas vejamos que não é tão simples assim.

A suspensão, como um todo, tem a função de manter uma massa suspensa no veículo. Tudo que está acima das rodas é considerado massa suspensa e fica apoiado em 4 amortecedores e quatro molas.

Quando você passa em um buraco, ela compensa essa diferença de altura e depois volta para a posição de origem, fazendo com que você sempre tenha as rodas em contato com o chão. A mola tem a função de empurrar a roda contra o piso, mesmo quando você passa no buraco. Nessa situação, o impacto é muito grande, então se você não tivesse o amortecedor, ia sentir o carro balançando por um bom tempo, mesmo depois de ter passado pelo buraco e estar bem longe dele.




O trabalho do amortecedor é importante nessa hora, pois ele estabiliza tudo. A mola acumula muita energia durante seu movimento e o amortecedor é responsável por absorver essa energia e parar todo o conjunto logo depois que a situação com o buraco passou.

Como testar…

Um teste bem conhecido e antigo que todo mundo faz para ver se o amortecedor está bom é empurrando a carroceria do carro contra o piso, apoiando as mãos em um lugar resistente e de preferência, próximo do amortecedor. Nessa hora, o que você está fazendo é simular a condição de buracos na pista, só que fazendo isso pelo lado oposto (o que dá no mesmo). Se por acaso você perceber que o carro mergulha e depois volta em um impulso só, é porque o amortecedor está cumprindo seu papel. Caso você note que quando o carro volta, ele ainda demora à parar aquela oscilação, ai é sinal de que o amortecedor mais próximo pode ter um defeito.

Alguns ruídos também podem entregar que o amortecedor está ruim. É um barulho bem seco, como se estivesse alguma coisa batendo na suspensão. Isso indica que o amortecedor pode estar vazando, Neste caso, leve ao seu mecânico e ele vai dizer ao certo o que está acontecendo.

A revisão preventiva do amortecedor e das molas deve acontecer a cada 10 mil km, afirmam os especialistas. A condição da mola deve ser observada criteriosamente. “Antigamente se dizia que a mola deveria ser trocada a cada duas trocas do amortecedor, mas isso mudou. Na verdade, a situação da mola deve ser avaliada cuidadosamente toda vez que se fizer necessário a troca do amortecedor, principalmente após os 100 mil km”.

VANDERLI SOARES DOS SANTOS






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