HB20 Turbo: Detalhes e especificações


  

Veículo ganhou um motor modificado e conta com potência igual ao Up TSI

Antigamente ter um carro 1.0 praticamente era sinônimo de sofrimento para o condutor. Porém, nos últimos anos as montadoras têm investido em tecnologia e consequentemente tem conseguido mostrar que motores de baixa cilindrada podem sim serem bons. No cenário atual a Volkswagen, a Ford e quem diria, até a Audi, tem trabalhado com motores 1 litro. Exemplo disso é o mercado europeu que conta com versões do A3, Fusion e do Golf com motores 1.0 com mais de 100 cv.

Apesar de que em terras brasileiras a coisa toda ser um pouco mais limitada também temos aqueles modelos que chamam a atenção por um ou outro motivo. Entre eles está o HB20 Turbo.

Coincidência planejada ou não o HB20 Turbo apresenta os mesmo números em termos de potência que o Up TSI. Com etanol são 105 cv e com gasolina 98 cv. A transmissão do carro é manual e de seis marchas.

A montadora irá disponibilizar a opção turbo com as carrocerias sedã e hatch nas versões Comfort Style e Comfort Plus. O plano é de que o carro figure na tabela como uma alternativa de nível intermediário. Basicamente ficará entre o 1.0 aspirado de 80 cavalos e o 1.6 de 128 cv.

Em termos visuais a única diferença que iremos ter será apenas a inscrição Turbo bem na tampa do porta-malas.

Sobre os preços as versões turbo deverão custar em torno de R$3,7 mil a mais do que as versões aspiradas.




Durante a apresentação do carro o gerente de planejamento da marca, Rodolfo Stopa, comentou que será preciso convencer os consumidores de que um motor 1.0 turbo é relativamente melhor do que um 1.4.

A Hyundai também fez questão de deixar claro que o motor presente no HB20 Turbo não é apenas um bloco 1.0 com turbo instalado. Mas sim, um motor que passou por diversas alterações para a otimização do desempenho.

A modificação mais clara é o acréscimo de uma pequena turbina com 34 mm de diâmetro de baixa inércia. O dispositivo fornece até 0,9 de pressão. Trabalhando junto com ela ainda tem um intercooler que tem a função de resfriar o ar que transita pelo motor.

No momento atual o Up TSI é o único modelo no mercado que possui um motor 1.0 turbo. Ainda assim a Hyundai não considera o modelo com um rival. O gerente de produtos da marca afirmou que nas pesquisas quem analisa o HB20 deixa de lado a ideia de comprar um Up.

Se o executivo estiver certo é bom que os consumidores olhem um pouco mais atentos para o HB20 Turbo.

Por Denisson Soares






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *