Queda nos emplacamentos de veículos em agosto

  

  

Queda registrada no emplacamento de veículos em agosto foi de 8,9%, com 199.853 veículos emplacados.

O mercado de automóveis continua em baixa. Com a inflação, juros mais altos e nenhum incentivo, o consumidor está preferindo não se arriscar em comprar um novo carro.

A Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, divulgou um balanço mostrando que a queda no emplacamento de veículos no último mês de agosto foi de 8,9%.


No mês de julho foram emplacados 219.400 veículos, enquanto que no mês de agosto foram 199.853. Em comparação ao mês de julho, a redução de emplacamento em agosto foi de 8,91%, mas comparando agosto com o mesmo período em 2014, quando foram emplacados 259.110 veículos, a queda foi de 22,87% mostrando claramente o quanto a crise no Brasil está afetando o setor.

Já o acumulado do ano aponta uma queda de 20,38%, sendo este o oitavo mês de queda. Em 2015 já são 1.689.074 veículos emplacados enquanto que neste mesmo período em 2014 o número de veículos emplacados foi de 2.121.468.

Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, informou que o cenário econômico do País é o mesmo desde que a crise começou e que, para piorar, o futuro vem apontando para tempos ainda mais difíceis, o que fez com que o consumidor perdesse totalmente a confiança de fazer a aquisição de um veículo novo.

  

A única notícia boa diante de tudo isso é que mesmo tendo esta queda mensal, a venda média diária continuou praticamente a mesma, chegando a 14,6 mil emplacamentos ao dia, mas sem perspectiva de melhorar, espera-se uma queda também nesta media diária das vendas.

O setor ficou ainda mais preocupado com este último trimestre do ano e até mesmo com o cenário para 2016, já que a presidente Dilma Rousseff anunciou dias difíceis para o próximo ano, deixando claro que os principais setores em queda deverão, no máximo, ter uma ligeira estabilizada, mas com forte tendência à queda, mesmo que seja menos acentuada.

Os 5 carros mais vendidos no mês de agosto foram:

– Chevrolet Onix;

– Fiat Palio;

– Hyundai HB20;

– Fiat Uno;

– Ford Ka.

Por Russel

Emplacamento de veículos

Foto: Divulgação

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *