Carro da Lexus pulsa conforme batimento cardíaco do condutor


  

Pintura do modelo Lexus RCF é eletroluminescente e começa a pulsar exatamente como o coração do motorista quando a frequência cardíaca ultrapassa os 100 batimentos por minuto.

Sensores de movimento, de trânsito, de estacionamento, dentre tantos outros, estão entre as funcionalidades atuais mais desejadas pelos motoristas. Mas a fabricante Lexus, da Austrália, inovou de uma forma peculiar.

O seu novo modelo de automóvel tem um equipamento capaz de monitorar os batimentos cardíacos de seu condutor. A tecnologia é resultante de uma parceria da empresa com a divisão responsável pela tecnologia criativa da agência M&C Saatchi.

Quem olha para o novo modelo pode pensar que se trata de um Lexus RCF comum, com uma pintura prateada, mas se o motorista pisa fundo e toda a potência do motor V8 de 5 litros é alcançada, a sensação de aventura toma conta do condutor, e seus batimentos cardíacos aumentam. Quando a frequência cardíaca ultrapassa os 100 batimentos por minuto, os batimentos são transformados em impulsos elétricos, que são enviados imediatamente à carroceria do carro. Uma mágica acontece: a tinta que recobre a carroceria do veículo é eletroluminescente, e com o estímulo, acende e começa a pulsar, exatamente como o coração do motorista. A fabricante afirma que seu objetivo é mostrar a quem estiver por perto, o quanto é emocionante dirigir um Lexus RCF.

Para a divulgação oficial do modelo, a fabricante convidou três pilotos de corrida profissionais e os levou a um circuito, onde os pilotos puderam demonstrar a nova tecnologia. O vídeo com o resultado já pode ser conferido abaixo.




A tecnologia é bastante interessante e inovadora, e poderia ser bem aplicada em esportes que trabalhem com a velocidade, como o próprio automobilismo e o ciclismo. Já que no Brasil, a lei de trânsito estipula um limite de velocidade que não estimula muito a aventura, para a segurança no trânsito. Talvez se o Lexus RCF rodar em estradas brasileiras, o máximo que o condutor conseguirá é acelerar o seu batimento cardíaco após ver o valor da multa por excesso de velocidade.

Por Patrícia Generoso

Novo Lexus RCF

Foto: Divulgação






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *