Simulador de direção é item obrigatório nas autoescolas


  

Contram determinou que as autoescolas devem ter o simulador virtual de direção para as habilitações do tipo B. No mínimo, 5 horas devem ser realizadas no simulador.

Cada dia mais a preocupação com a segurança ao volante tem deixado a retirada da Carteira Nacional de Habilitação mais difícil. O aumento das horas de aula ao volante (5 horas a mais desde o ano passado) e o acréscimo de aulas à noite (mínimo de 4 horas), por exemplo, são alguns exemplos de como a preocupação com o treinamento dos motoristas aumentou.

Para treinar melhor seus alunos, sem a necessidade de aumentar bruscamente a mensalidade, algumas autoescolas optaram por instalar simuladores virtuais de direção. O sistema é o mesmo de um veículo, e simula as mais diferentes situações para o aluno em treinamento. Dessa forma, têm-se mais horas de contato com o volante, sem a necessidade de encarecer o pacote de formação. Só que agora, segundo a resolução nº 543 anunciada na última segunda-feira (dia 20) pelo Contram (Conselho Nacional de Trânsito), o simulador de direção veicular é item obrigatório nos centros de formação de condutores. O pedido da obrigatoriedade veio dos Detrans pelo país.

A resolução já foi publicada no Diário Oficial da União e descreve detalhadamente o conteúdo obrigatório das aulas no simulador. As autoescolas terão o prazo de até 31 de dezembro para instalar o aparelho em suas unidades. Inicialmente a medida só engloba as habilitações do tipo B, que são para os motoristas que desejam dirigir carros de passeio.

Numa expansão da obrigatoriedade, o simulador será também exigido para quem deseja dirigir veículos comerciais, ônibus, caminhões e até motos. Agora o candidato a motorista tem que completar 25 horas ao volante, sendo que no mínimo 5 horas devem ser realizadas no simulador, com uma hora de conteúdo noturno.




As aulas no simulador devem ser feitas antes do aluno começar a pratica nas ruas. Até agora somente os estados do Rio Grande do Sul, Acre e Paraíba haviam adotado o sistema obrigatório com os simuladores. A obrigatoriedade nacional deveria ter sido exigida desde o ano de 2013, mas a data de validade foi adiada para o ano de 2014, onde o uso passou a ser opcional. Agora não há mais desculpas nem adiamentos: o simulador passa a ser obrigatório em todo o país.

Por Patrícia Generoso

Simulador de direção

Foto: Divulgação






1 comentário em “Simulador de direção é item obrigatório nas autoescolas

  • Muito “interessante” a matéria, aumentar o tempo do candidato a obtenção da CNH com aulas simuladas, Sem aumento no custo, só esqueceram de informar que o simulador custa mais de R$ 30.000,00, e as autoescolas não ganharão o simulador de graça. enfim, MUITO interessante para quem vende o simulador

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *