Obrigatoriedade do extintor ABC foi prorrogada


  

Prazo era para iniciar em 1º de julho, mas foi prorrogado novamente por mais 90 dias. O CONTRAN irá publicar a nova data em breve.

A obrigatoriedade do extintor ABC que a princípio era para começar a vigorar a partir do dia 1º de janeiro, chegou a ser prorrogada para o dia 1º de julho e agora, mais uma vez, a obrigatoriedade para o uso deste modelo de extintor foi prorrogada, de acordo com o Ministério das Cidades que comunicou que o prazo para que comece a fiscalização para verificar se os motoristas estão utilizando o extintor tipo ABC, foi prorrogado por mais 90 dias.

O Ministério das Cidades enviou um "pedido de adiamento" ao DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito – e também já está providenciando uma resolução para ser publicada no Diário Oficial, comunicando que o prazo está sendo estendido por mais 90 dias. E a partir da publicação no Diário Oficial é que a nova data ficará definida.

Desta forma, os motoristas terão um prazo maior para se adequarem à norma que não começa mais a vigorar em 1º de julho. E o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito – irá publicar uma nova resolução onde irá definir a data a partir da qual a exigência passará a valer.

A partir do momento que a resolução de fato começar a valer, o motorista que for abordado sem o extintor tipo ABC, receberá uma mula no valor de R$ 127,69 sendo esta uma infração grave e ganhará 5 pontos em sua carteira de habilitação.

O extintor tipo ABC deve ser utilizado tanto em veículos de passeio quanto em utilitários, caminhonetes, caminhão, trator, micro-ônibus, ônibus e até em triciclo automotor que tenha cabine fechada.




O extintor do tipo ABC é capaz de apagar incêndio em materiais sólidos como estofamento, tapetes, pneus e até revestimentos e ele deve ser utilizado em substituição ao antigo modelo, o extintor BC que apaga somente os incêndios em materiais elétricos energizados e também combustíveis líquidos.

O primeiro adiamento ocorreu em janeiro, pois a obrigatoriedade do uso do extintor ABC seria a partir do dia 1º de janeiro, mas no dia 7 deste mesmo mês o Governo alterou a data para ter início no dia 1º de abril. Mas no mês de março houve o segundo adiamento da resolução que passou a valer para a partir do dia 1º de junho.

Importante lembrar que, mesmo com este adiamento, ainda é obrigado a todo proprietário de veículo ter um extintor em seu veículo e com o prazo de validade em vigência.

Por Russel

Extintor ABC

Foto: Divulgação






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *