Honda produzirá carros movidos a hidrogênio

Montadora afirmou que até 2020 irá produzir em massa carros movidos a célula de combustível.

Quando se fala em combustível, veículos movidos a hidrogênio são uma das maiores novidades, se não a maior. O combustível alternativo promete ser também o futuro do mundo automobilístico e as empresas já estão de olho nesse mercado ainda recém-nascido, porém atraente. Um grande exemplo disso é a Honda, que afirma que até 2020, irá produzir em massa carros movidos a célula de combustível.

O veículo apresentado pela montadora no Salão do Automóvel do Japão em 2014 é o FCV, ele também é o carro que promete estar nas concessionárias em menos de 6 anos. A empresa sabe que existem dificuldades e obstáculos a serem superados, sendo a infraestrutura necessária para abastecer automóveis desse tipo uma das maiores. Mas a montadora japonesa sabe disso tudo e crê que a tecnologia tem um bom espaço reservado no mercado.

O FCV parece um carro do futuro, é difícil imaginar que com uma recarga de três minutos um veículo possa rodar quase 500 quilômetros (480 km para ser mais exato). Não é só isso, o próprio design do carro é futurista e ao mesmo tempo beneficia sua aerodinâmica, fator definitivo para o carro fazer uma boa quilometragem.

Mas o grande trunfo do FCV é a poluição causada pelo seu combustível: nenhuma. O veículo que desenvolve 134cv de potência, lança apenas vapor d’agua e nenhum outro gás é emitido ou lançado na atmosfera. As empresas precisam estar atentas a essa revolução, pois além de econômico o carro ajuda na sustentabilidade do mundo, termo tão usado nos dias de hoje.

Em entrevista à revista Autocar, o chefe de desenvolvimento da Honda Thomas Brachmann se diz esperançoso sobre o lugar no mercado para carros movidos a hidrogênio, Brachmann também afirmou que colocar o carro no mercado não será uma tarefa fácil e será preciso esperar mais 10 ou 15 anos para que esse tipo de carro seja amplamente aceito no mercado.

Por Tom Vitor de Freitas

Honda FCV

Honda FCV

Fotos: Divulgação





3 comentários em “Honda produzirá carros movidos a hidrogênio

  • Difícil vai ser superar a mafia do petróleo, que vai boicotar o máximo de tempo ,e bota tempo nisso este maravilhoso projeto que vai ajudar o nosso planeta a se livrar de vez dos combustíveis fósseis

  • Concordo PLENAMENTE com o Jorge. Lembro-me que muitos anos passados, um brasileiro mostrou na TV um motor desenvolvido por ele próprio e mais ou menos idêntico a esse. Em seguida o cara SUMIU e nunca mais ouvi falar dele…

  • · Editar

    De fato é perigoso um cidadão comum enfrentar a indústria do petróleo. Mas para uma montadora fica mais fácil. No Brasil existem diversos projetos para carro a hidrogênio, inclusive no Espírito Santo. O projetista foi impedido ( informação dele) de vender o kit de conversão.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *