Saiba qual é o momento certo de trocar os pneus


  

Os indicadores TWI são importantes determinantes para saber se os pneus precisam ser trocados. Este indicador é o ressalto de borracha que há nos pneus, que mede 1,6 mm de profundidade e quando chega ao seu limite, os pneus devem ser substituídos.

Muitas pessoas têm bastante dúvidas a respeito de qual é o momento correto para trocar os pneus dos seus veículos automotores. Além da dúvida, que é muito frequente, os proprietários de veículos sempre tentam prorrogar essa troca muitas vezes devido ao custo elevado dos pneus no mercado.

Muitas técnicas que prorrogam a troca são utilizadas, tais como, recauchutar pneus velhos e até mesmo realizar a substituição das posições dos pneus no veículo, sendo que muitos acreditam que podem rodar até o prazo de garantia dos pneus vencerem independente do desgaste deles.

O certo é que o principal indicativo que determina o momento correto de fazer a substituição dos pneus são os indicadores TWI (Tread Wear Indicator), para aqueles que nunca ouviram falar ou nem sabem o que significa este indicador, ele é um ressaltos de borracha existente em todos os pneus, ressalto este que tem 1,6 mm de profundidade e quando chegam ao seu limite, indicam que os pneus devem ser substituídos, tendo em vista que a partir deste momento eles passam a ser considerados como “carecas”, situação esta que influencia diretamente na segurança dos condutores e passageiros dos veículos, além de que se o veículo for alvo de uma fiscalização feita por meio dos órgãos de trânsito o condutor poderá, até mesmo, ser penalizado com multa.

Os TWIs dos pneus são tão importantes que servem até mesmo como auxílio para verificar se os pneus estão sendo desgastados de forma irregular, fatores estes que indicam a necessidade de algum tipo de manutenção preventiva por parte dos condutores, a fim de evitar os desgastes por completo dos pneus, tais como, alinhamento, balanceamento ou calibragem. Agora se os pneus apresentarem anormalidades ou deformações, como por exemplo, bolhas, perfurações ou rasgos estes devem ser substituídos imediatamente.




Então, fica a dica a respeito da substituição, mas se realmente for necessário substituir os pneus do veículo o mais correto é realizar a substituição de todos de uma única vez.

Por Adriano Oliveira

Pneus

Foto: Divulgação






3 comentários em “Saiba qual é o momento certo de trocar os pneus

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *