Queda nas vendas de veículos importados no Brasil


  

Entre janeiro e abril deste ano houve uma queda de 20,1% nas vendas de veículos importados no Brasil. Isso indica que a classe mais abastada do País também está sofrendo com a crise econômica.

Quem pensa que a crise financeira atingiu apenas o mercado de produção interna no Brasil, se engana, pois acabou de sair mais uma notícia para deixar os brasileiros preocupados: agora até a venda de veículos importados sofreu uma queda, mostrando que até a classe mais abastada da sociedade sofre com a instabilidade econômica.

Segundo dados divulgados pela ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), houve uma queda de 20,1% nas vendas dos importados entre janeiro e abril de 2015, se comparado com o mesmo período do ano passado.

O levantamento envolveu os dados das 28 marcas associadas à ABEIFA, e mostram que nesse período de 2015, foram realizados 26.889 emplacamentos. Não é um número tão baixo, porém se comparado ao mesmo período de 2014 é preocupante, pois no ano passado esse número foi de 33.659 emplacamentos.

Em um apanhado geral, apenas 8 das 28 marcas tiveram alta em suas vendas: Dodge, Changan, Jeep, Jaguar, Lifan, Lamborghini, Volvo e Rolls-Royce. O pior desempenho entre todas ficou com a RAM, que não vendeu nenhum automóvel este ano, por enquanto. Em 2014, a marca chegou a comercializar 262 unidades. Isso representa uma baixa de 100% para a marca.




Apesar de tudo, essa baixa em geral no mercado de importados já era esperado, devido à crise geral que vive o país. Segundo o próprio presidente da ABEIFA, Marcel Visconde, a instituição já trabalha com percentuais previsíveis mais baixos, exatamente para não ser pega de surpresa pela variação econômica. Marcel ainda confirma que também já espera que o mercado siga essa tendência para os próximos meses, caso o Congresso não adote as medidas necessárias para a recuperação da economia.

A montadora que mais sofreu variação em suas vendas foi a Kia Motors, que em abril de 2014 vendeu 2.300 unidades no Brasil, e em abril de 2015 foram apenas 1.284 unidades comercializadas.

Por Felipe Villares

Veículos importados

Foto: Divulgação






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *