Volkswagen Polo deixará de ser produzido no Brasil


  

Rumores apontam que a Volkswagen deixará de produzir o modelo Polo no Brasil. Modelo passava por uma defasagem em suas atualizações e poucas vendas.

Uma geração que está chegando ao seu fim. Esse é o destino do Volkswagen Polo, que está em grande baixa nas vendas das concessionárias em todo o país, e confirma as especulações que vinham desde 2013 dizendo que sua produção logo se encerraria.

Esses boatos se confirmam ainda mais agora, depois que a montadora alemã sequer divulgou o modelo em sua lista de preços para este mês de maio. A marca divulgou a listagem com praticamente todos os seus modelos, mas deixou o Polo de fora. Em seu site oficial, o modelo também nem aparece na relação, nem na versão sedan nem na hatch.

Muitos fatores justificam a saída do Polo do mercado, mas o principal deles é a sua defasagem. O modelo não passou por atualizações nos últimos tempos, algo que é fundamental para qualquer marca com qualquer versão de carro que queira disputar com seus concorrentes. As unidades comercializadas foram diminuindo conforme o tempo, desde 2013, algo que seria natural. Porém, como o modelo ficou ultrapassado, as vendas não pararam de cair.

É uma grande pena para a Volkswagen, que através do Polo lançou o primeiro carro compacto no Brasil com versão premium, além de ter sido modelo base para outros, como o Fox e o Gol, que utilizaram a mesma plataforma e câmbio. Lançado no país em 2002, o Polo ficou um bom tempo sem atualização, numa época em que o mercado não tinha muitas exigências em relação à concorrência.




Com isso, a primeira repaginada do Polo ocorreu apenas 5 anos depois, em 2007, e seguiu atualizado com a versão europeia até 2009. A partir daí a montadora deu um tiro no pé: novas versões foram lançadas apenas fora do país, e o modelo que tinha chances de continuar com boas vendas, foi deixado de lado por outros modelos que vendiam mais. Apesar disso, nenhuma informação oficial da Volkswagen a respeito da extinção do Polo foi divulgada.

Por Felipe Villares

Volkswagen Polo

Volkswagen Polo

Fotos: Divulgação






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *