Volkswagen T6 é a nova versão da Kombi

Modelo é a nova van comercial, inspirada na antiga Kombi, com vários itens de segurança e tecnológicos.

A Volkswagen apresentou recentemente como será a nova van comercial, que possui origem na antiga Kombi. Com o fator novo, a linha Transporter, ou “T”, é recebida na 6º geração em 65 anos de linhagem. Próxima do modelo do Brasil, que foi produzido até dezembro de 2013, o novo modelo é um veículo sofisticado, com visor multimídia que tem respostas ao movimento das mãos sem encostar, 3 formas distintas de suspensão e diversos sistemas de segurança.

A tecnologia foi recebida também nos motores, que possuem variações entre 84 cv e 204 cv, tendo um total de 6 alternativas com base a gasolina ou diesel. Os propulsores completos são 2.0 litros que têm start-stop para economizar combustível.

A T6 também pode possuir tração nas 4 rodas (4Motion), transmissão automatizada de dupla embreagem (DSG), porta lateral completamente eletrônica, que tem a possibilidade de ser acionada através de botão na porta do condutor ou na chave, e controle adaptativo de cruzeiro. Segundo a Volkswagen, aproximadamente 12 milhões de unidades da família T foram comercializadas em todo o mundo desde a disponibilização da Kombi nos anos 50. Nos 11 anos recentes, a T5 representou a linhagem e alcançou 2 milhões de unidades.

No território brasileiro, a Kombi foi comercializada por 56 anos, até a saída de linha em dezembro de 2013, por causa de uma alteração na legislação do Brasil, em que eram necessários airbags dianteiros e freios ABS nos veículos nacionais completos. O veículo, contudo, era integrante da segunda geração do modelo comercial, disponibilizado em 1967. No continente europeu, a Transporter T2 parou de estar presente em 1980, recebendo em outro momento, outras três gerações. A anterior da T6 foi disponibilizada em 2003, e não foi comercializada no território brasileiro.

A Volkswagen já possui disponível o configurador da nova linha do Jetta, que inicia alterações leves no design e no acabamento interno.

Por Felipe Couto de Oliveira

Volkswagen T6

Volkswagen T6

Fotos: Divulgação





2 comentários em “Volkswagen T6 é a nova versão da Kombi

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *